Home
Palestras
Eventos Realizados
Depoimentos
Artigos
Dicas
Frases
Perfil
Contato
 
Liderança para Resultados

 

Quanto se fala em liderança para resultados, o primeiro passo é mudar a abordagem "líderar quem", para "liderar para". A liderança para resultados parte dos objetivos para chegar às estratégias de motivação da equipe. Liderar para resultados é liderar com foco e, o resultado, deve ser o objetivo principal de qualquer ação de liderança. Confira algumas estratégias para liderar para resultados:


Definindo os objetivos

Se não há desafio, não há motivação! Considero esta frase uma referência quando se fala em liderança e motivação de equipes. Uma equipe sem desafios é uma equipe desmotivada. O maior erro que um líder pode cometer é deixar sua equipe sem desafios. No entanto, deve-se atentar para que os desafios estejam sempre vinculados a resultados, e, que estes, sejam definidos de forma clara, objetiva e que sejam de simples compreensão.

Cuidado com as fórmulas matemáticas

Muitas metas e objetivos são verdadeiras fórmulas matemáticas, entendidas, na maioria das vezes, somente por seus criadores. Cuidado! Uma meta complexa e de difícil interpretação por parte de sua equipe, pode colocar todo um plano de motivação para resultados por "água a baixo".

Visualizando o sucesso

Dar um tratamento visual aos objetivos a serem alcançados contribui fortemente para a motivação e para o empenho da equipe.. É como se um atleta, antes de iniciar a sua corrida, visualizasse sua imagem com a medalha de campeão no peito.

Relembre as vitórias passadas

Nada É mais motivante para uma equipe, antes de iniciar a caminhada para uma nova conquista, que reviver o sucesso das conquistas anteriores: "Você já conseguiu vencer, e com certeza, conseguirá vencer novamente! Esta estratégia funciona tanto para a equipe, como para a motivação individual, pois aumenta fortemente a auto-confiança.

Premie "resultados" e não "esforços"

Muitas vezes cometemos o erro de premiar esforços, quando, de fato, deveria, somente, haver premiação, se o resultado fosse alcançado. Muitas vezes premiamos pelo simples cumprimento de uma tarefa, sem considerar qual seu real resultado. Numa visão bem objetiva, é como se fossemos premiar um vendedor por bater seu record de visitas a clientes a cada mês, sem que aumentasse seu volume efetivo de vendas.

Criando a cultura de resultados

Para implementar uma liderança para resultados, é primordial para o líder criar o hábito de sempre cobrar e avaliar os resultados das tarefas propostas para sua equipe. É criar o hábito da pergunta: Qual foi o resultado alcançado?

Projeto sem resultados "não vale!"

Quando receber projetos ou idéias de melhorias, de sua equipe, o líder somente deverá aceitá-lo se constar o resultado a ser alcançado pela ação. Isso é focar em resultados!

Metas x Desafios

Definir objetivo através da palavra "meta" muitas vezes soa como imposição. Troque a palavra "meta" por "desafio". A palavra desafio é muito mais motivadora e promove muito mais o espírito de equipe e de superação.

Conteúdo integrante da palestra "Liderança e Motivação de Equipes" de Luciano Fregapani.

 

 

  Todos os Direitos Reservados Luciano Fregapani
Palestrante e Conferencista Peoplework - Consultoria e Treinamento Ltda
Fone:(51)9971-4676