Home
Palestras
Eventos Realizados
Depoimentos
Artigos
Dicas
Frases
Perfil
Contato
 
Excelência no atendimento dentro da empresa

 

A excelência no atendimento interno é fundamental para você se destacar e crescer profissionalmente dentro de uma empresa. Muitas vezes nos preocupamos somente em atender bem nosso cliente externo e nos esquecemos de fazer o máximo por nosso cliente interno. Ver o seu colega de trabalho como um cliente é o primeiro passo para a conquista da excelência no atendimento dentro da empresa. Dar um show de atendimento ao colega de trabalho é o caminho certo para você conquistar a valorização profissional e se destacar dentro de uma empresa. Confira, a seguir, algumas dicas para você dar um show no atendimento a seu cliente interno:

Entregue antes do esperado

Nada mais surpreendente do que entregar uma solicitação ou pedido antes do esperado. Sempre que seu colega de trabalho lhe fizer algum pedido ou solicitação, faça o máximo para atendê-lo antes do prazo estabelecido. Você estará marcando muitos pontos positivos

Dê retorno rápido

Qualquer informação solicitada por seu colega de trabalho ou prometida por você, deve ser processada de forma rápida. Por exemplo: seu colega solicita informações sobre determinado produto e você promete verificar e ligar mais tarde. Faça a verificação, e, tão rápido possível, retorne. Existem retornos que podem ser dados em 5 minutos e , as vezes, levamos dias para dar. A demonstração de interesse e empenho pela solicitação de seu cliente interno, não tenha dúvida, irá lhe render muitos comentários positivos e contribuir para sua valorização profissional na empresa. Demonstrar senso de urgência é fundamental para se destacar numa empresa.

Anote

Registre ou anote tudo que lhe for solicitado ou que você prometer. Quando se trata de atendimento ao cliente interno, é uma falha inadmissível não dar retorno! Antecipe aos problemas Se você detecta um problema ou um atraso na entrega de uma tarefa, não espere que seu colega ligue reclamando, antecipe-se, avise do atraso e mostre empenho na solução do problema. O fato de você estar demonstrando preocupação com o problema, estará transformando uma situação desfavorável, numa oportunidade de conquistar ainda mais a confiança de seu colega de trabalho.

Solucione o problema do cliente

Na maioria das vezes na ocorrência de um problema, seu colega não está interessado em desculpas, motivos que causaram o erro ou mesmo em quem foi o responsável, mas sim na solução. Em caso de um problema concentre-se na solução e mostre atitude no sentido de buscar alternativas para solucioná-lo. O colega quer o seu empenho, não o seu lamento ou as suas desculpas. Lembre-se, desculpas e justificativas não servem para nada, são apenas motivos para não tomarmos uma atitude. Troque justificativas por atitudes positivas. Entregue mais que o esperado Nada mais surpreendente do que atender um pedido de uma forma além da esperada. Se um colega de trabalho lhe pedir uma tarefa, procure entregar algo a mais do que ele pediu. Procure sempre ir além. Pesquise mais a fundo o pedido de seu colega de trabalho e busque informações adicionais que possam complementar ainda mais ao que foi solicitado. Lembro de um gerente que havia solicitado um orçamento de móveis e equipamentos para montagem de um departamento novo na empresa, o de tele-vendas. Ao entregar o orçamento, entreguei juntamente um DVD sobre "Como montar e administrar um departamento de tele-vendas". Não preciso dizer que surpreendi, pois entreguei mais do que o esperado. Para mim, este é um dos segredos do sucesso!

Troque o "não" por "atitude positiva"

Troque o "não sei" pelo "vou me informar". Troque o "não dá" pelo "vamos ver o que podemos fazer". Mostrar sempre uma atitude positiva ao invés de responder, direto, um "não" . Isso vai tornar a qualidade do seu atendimento muito mais destacada e valorizada. Desafio você a atender sem falar "não". É possível, baste treinar e sempre ter uma atitude positiva. Utilizo esta metodologia em meus treinamentos e os resultados impressionam. Tente e verá que é possível! Antes de falar um "não" , pare, pense, e responda com uma atitude positiva!

Pratique "pós-vendas" dentro da empresa

Contate seu colega de trabalho após a entrega da tarefa solicitada, para pedir um feedback sobre sua satisfação com a atendimento do pedido. Além de demonstrar interesse pelos resultados do trabalho realizado, é fundamental para você obter informações sobre possíveis correções, o que promoverá uma melhoria contínua na qualidade do seu trabalho.

Não gere altas expectativas

Nada mais danoso para quem busca da excelência no atendimento ao colega de trabalho, do que gerar altas expectativas. Prometer além do  esperado, simplesmente para agradar, pode ser a pior armadilha que 
você poderá estar montando para si próprio. Imagine que seu colega lhe pessa para entregar determinada tarefa em 5 dias e , de cara, você  promete para 2 dias. Bom, se você entregar em 4 dias você estará 
entregando com atraso, mas se não tivesse prometido para 2 dias, estaria entregando antes do esperado. É um detalhe que faz a diferença  entre decepcionar e surpreender.

Esse cara é show!

E lembre-se sempre: só se conquista a excelência no atendimento ao colega de trabalho se ao ter sua solicitação atendida ele lhe disser: "Esse cara é show!" ... e com certeza irá dizer para toda a empresa também! Esse é um dos caminhos para o sucesso!

Luciano Fregapani

 

 

 

  Todos os Direitos Reservados Luciano Fregapani
Palestrante e Conferencista Peoplework - Consultoria e Treinamento Ltda
Fone:(51)9971-4676