Home
Palestras
Eventos Realizados
Depoimentos
Artigos
Dicas
Frases
Perfil
Contato
 
Decisões e valorização profissional

 

Tornar-se um profissional diferenciado é um desafio para todos nós e, também, uma grande oportunidade de crescimento e valorização. Uma das características presentes em profissionais de alto valor é a disposição para tomar decisões. Veja algumas dicas para o sucesso em tomadas de decisões:


Use toda sua autonomia de decisão
Quanto mais decisões você toma, maior será sua valorização profissional. No entanto, primeiro você deve saber qual sua autonomia para isso e, em segundo lugar, utilizar toda ela. Pedir autorização a todo momento, inclusive para pequenas decisões ou escolhas, não faz parte do perfil de um profissional diferenciado e de sucesso. E você, está usando toda sua autonomia de decisão?

Decisão e Motivação
É fato, que quanto mais decisões tomamos, mais motivados para o trabalho somos. Em se tratando de liderança, cabe ao líder mostrar para seu liderado até onde ele pode decidir e cobrar para que exerça sua autonomia para decisões. Capacitar para o exercício da decisão, além de ser uma técnica de motivação, é um caminho certo para promover o crescimento profissional de sua equipe. E você, como líder, está treinando sua equipe somente para seguir regras ou, também, para tomar decisões?

O medo de errar
O medo de errar é um dos motivos que mais impede o crescimento profissional. Acertar e errar deve fazer parte da rotina de todo profissional. Se você não está errando, provavelmente você não está sendo ousado suficiente. O medo do fracasso é um dos fatores que mais compromete nosso desempenho.

Foco em resultados
O resultado é sempre o principal objetivo de uma decisão, portanto, antes da tomada de qualquer decisão faça a pergunta: Que resultados minha decisão trará? Muitas vezes decisões puramente emocionais, ou mesmo precipitadas, que não trazem nenhum resultado, são tomadas por não fazermos esta pergunta.

A medida dos resultados
Se você não puder medir os resultados reais de suas decisões, não poderá justificá-las, nem avaliá-las. Portanto, certifique-se e crie mecanismos para a medida de resultados de suas decisões. Pela natureza humana, normalmente os erros ganham mais destaque que os acertos, portanto é fundamental que os resultados de ambos estejam sempre em suas mãos, para que possa defender sua ousadia e provar os resultados de suas tomadas de decisões.

Visualize os resultados
Como diz Gary Kasparov, campeão mundial de Xadrez, nem todas decisões são como quebra-cabeças, em que sabemos o resultado a ser alcançado. No entanto, quanto mais visualizarmos e projetarmos os resultados de nossas decisões, maior será nossa chance de acerto.

Peça opiniões
Na maioria das situações, pedir opiniões sobre possíveis decisões nos ajudará a aumentar as chances de acerto, principalmente no que se refere às conseqüências e impactos de nossas decisões. Mas fique atento para não revelar planos que exijam sigilo.

“Cada um no seu quadrado”
Não tome decisões sobre assuntos que você não domina. Não tenha dúvida que a chance de cometermos erros, aumenta, ao tomarmos decisões sobre assuntos que não dominamos ou sobre os quais não temos as informações suficientes para uma avaliação correta. Em decisões vale a letra daquele funk que diz: “Cada um no seu quadrado!”

Visão Global
Saber quem será atingido por nossas decisões é fundamental. Para isso, além de pedir opiniões, é importante o conhecimento da empresa e de seus processos como um todo, para que sejamos bem sucedidos em nossas decisões.

O bom-senso
Nada é mais importante para quem toma decisões que o bom-senso. Ele deve servir de base e nortear todas nossas tomadas de decisões. O bom-senso sempre deve prevalecer em qualquer tomada de decisões.

Procrastinação
Com certeza uma das coisas mais danosas para nossa vida profissional (e pessoal) é a procrastinação. Embora, muitas pessoas não estejam familiarizadas com esta palavra, com certeza, convivem com ela permanentemente. Procrastinação é o ato contínuo de adiar. Infelizmente deixamos de realizar muito em nossa vida por adiar constantemente nossas escolhas e tomadas de decisões. A procrastinação é a morte lenta de nossa felicidade e de nossas realizações. Adiar um decisão ou, em muitos casos, não tomá-la, poderá significar o adiamento de nosso sucesso.


Não tome decisões de cabeça quente

Nada traz mais prejuízos às tomadas de decisões, que fazê-las em condições de descontrole emocional ou por impulso. Seja sábio, pois nossa vida é conseqüência das decisões e escolhas que fazemos!

 

 

 

  Todos os Direitos Reservados Luciano Fregapani
Palestrante e Conferencista Peoplework - Consultoria e Treinamento Ltda
Fone:(51)9971-4676