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Sua empresa é gentil

 

Para responder esta pergunta, olhe agora para sua empresa, e observe com quantas gentilezas seus clientes estão sendo brindados e o brilho nos olhos deles...
Bom, talvez nesse momento você pare e pergunte: que brilho?
Peço, então, a gentileza de reservar alguns minutos de seu tempo para ler este artigo e descobrir algumas atitudes simples que vão despertar o brilho nos olhos de seus clientes.

Uma das maneiras mais simples para surpreender e encantar clientes é através de gentilezas. Muitas empresas estão treinamento seus funcionários para serem simplesmente gentis e criando verdadeiros encantadores de clientes. Confira algumas dicas de gentilezas para aplicar em sua loja:

Abra a porta para o cliente
Nada mais gentil que abrir a porta para um cliente ou simplesmente dar-lhe as boas vindas quando entrar na loja . Muitas lojas já utilizam recepcionistas para somente darem as boas vindas aos clientes e orientá-los no que for necessário. A sensação de ser notado e ser bem-vindo deixa o cliente muito mais propenso a comprar, dando-lhe a sensação de sentir em casa e cercado de atenção.

Conforto ao Cliente
Muitas vezes o cliente chega carregado à loja, com sacolas e pacotes. Rapidamente, ofereça a possibilidade de guardar seus pertences para que fique mais à vontade enquanto faz as compras. Não tenha dúvida, no momento que você proporciona mais conforto ao cliente, muito maiores serão as possibilidades de compras.

Ofereça algo na fila
Ficar em pé numa fila é sempre uma situação desconfortável. Pense em oferecer alguma delicadeza ao cliente na fila, como um chá, alguns biscoitinhos, e, com certeza, você estará colaborando para que ele saia de sua loja com uma experiência de compra positiva.

Balconista Especial
Ter uma balconista exclusiva para atender idosos, grávidas ou pessoas com necessidades especiais pode ser uma maneira de valorizar ainda mais a sua loja. Inove!

Sentado compra mais
Ofereça aos clientes que desejam fazer encomendas ou compras de maior porte, a possibilidade de sentar-se para fazer o pedido. Embora seja uma técnica de venda antiga, a fato de sentar, deixa o cliente mais propenso a negociar e realizar boas compras. Para tal, você pode ter um lugar reservado na loja com confortáveis poltronas, o que vai também deixar o atendimento mais exclusivo e preferencial.

Agrade as crianças
Agradar crianças é sempre muito bem-vindo. Muitas vezes, um simples balão ou mesmo um pirulito vai lhe garantir a preferência do cliente. No caso de pirulito, para não marcar um “gol contra” , sempre peça autorização para a mãe, pois a criança pode ainda não ter almoçado ou feito o lanche. Não deixe somente para agradar a “gurizada” no Dia das Crianças, pois esta estratégia é show!

Acompanhe o cliente
Sempre que possível, acompanhe o cliente até a porta da loja e, se possível , até o carro, carregando suas compras, principalmente em dias de chuva. Não há cliente que não se encante com esta atitude.

Lembre-se, você pode encontrar uma forma de gentileza em qualquer atitude que reduza algum esforço, que facilite a vida que deixe alguém mais à vontade. Mas não seja gentil apenas com os clientes, o seja em casa, no trânsito, com os amigos, com os vizinhos e até mesmo com desconhecidos, pois ser gentil é um ato de nobreza que alimenta nossa alma com leveza e alegria.
A gentileza também está nas atitudes mais simples, como dar “bom dia”, dizer “obrigado”, “desculpe”, dar “mais uma chance”, ouvir com atenção ou, até mesmo, brindar alguém com um sorriso.
Para ser gentil é necessário sair da zona de conforto, ter iniciativa, mostrar atitude e não ter medo do ridículo. Na verdade, é uma pena que nestes tempos de correria e individualismo, tenhamos deixado a gentileza em segundo plano em nossas vidas. Mas, com certeza, ainda é tempo de resgatá-la. Lembre-se também, que gentileza é um hábito e, como tal, que se adquiri fazendo e repetindo. E, convenhamos, é um belo hábito para ser adquirido!

Seja gentil!

Luciano Fregapani

 

 

  Todos os Direitos Reservados Luciano Fregapani
Palestrante e Conferencista Peoplework - Consultoria e Treinamento Ltda
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